A frase “viver é muito perigoso”, de Guimarães Rosa, resume a missão da equipe de questões, já que nós vivemos perigosamente essa tarefa delicada que é elaborar questões para diferentes materiais didáticos produzidos internamente ou externamente – sejam questões que vão compor o material ou que servirão como avaliação para os alunos.

Trabalhamos em uma corda bamba entre ser fiel ao material e ser criativo: temos o material didático como base, ou seja, há uma liberdade criativa limitada, ao mesmo tempo em que não podemos cobrar exatamente o que está no material para não corrermos o risco de o aluno não ser avaliado adequadamente e de estarmos cobrando apenas a memorização dos conteúdos.

De início, parece uma tarefa complicada e morosa; porém é um trabalho muito dinâmico: elaboramos questões desde o 1º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio, abordando diferentes conteúdos, utilizando diversas linguagens que se associam a perspectivas variadas de ensino. Além disso, a dinâmica também é interna, porque o trabalho com os materiais produzidos aqui faz com que mantenhamos contato próximo com outras equipes.

E não para por aí: parte da equipe que elabora questões também faz revisão e leitura técnica de materiais didáticos… o que faz com que os dias sejam sempre uma surpresa. Podemos começar o dia elaborando questões e terminar realizando muitas outras tarefas. Contudo, essas particularidades não tornam a missão cansativa, e sim desafiadora!